Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sobre a imaginação das crianças

Vim aqui apenas partilhar de uma experiência do nosso salvador de tantas vezes: o labirinto.

Após explicar  o labirinto aos alunos do 4º ano, eles inventaram sua história para que o labirinto funcionasse. Eis a história: Farinha Verde, este belo tamanduá bandeira da foto abaixo (desenho pelo aluno tido como "problema" da escola), tem um objetivo: comer todas as formigas contidas uma em cada quadradinho. E aí, encaixaram as regras do labirinto que já conhecemos: passar apenas uma vez por cada quadrado e não pode movimentar-se na diagonal.

Sempre fico maravilhada de ver como eles conseguem sempre imaginar formas diferentes sobre um mesmo tema. Quanto professores, temos muito o que aprender com essa imaginação deles para que sempre possamos renovar nossa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário