Abordagem para o ensino da matemática de forma participativa, colaborativa e lúdica para estimular o aprendizado, auto-estima e gosto pela matemática. Projeto apoiado pelo Instituto TIM.

domingo, 3 de julho de 2016

Venho compartilhar um pouquinho da nossa envolvente e emocionante aventura em um país tão diferente do nosso. Fomos encarregados de preparar uma aula para crianças que desconhecem a nossa língua, mas que nos une através dos números. Eu e Jana ficamos totalmente focados ao longo da noite e nos momentos que antecederam o nosso encontro. Eles entraram, eram 5, pareciam tímidos, nos apresentamos, tentamos parecer o mais natural possível. Perguntamos a eles se eles conheciam o Brasil, Luci disse que sim, falamos então que no Brasil estava muito frio e que temos uma amiga muito fashion, que ela adora usar Meias diferentes. Convidamos para que eles fossem ao quadro e diferenciassem uma meia da outra,após esse momento Jana perguntou quantos pares diferentes ela conseguiria formar com essas duas meias . "Um par" disse Madelaine. Continuamos com nossa história perguntando o que aconteceria se acrescentasse mais uma meia, agora com 3 meias diferentes. Resolvemos dar nomes para as meias , eles escolheram chamar de (A,B,C). Eles ainda pareciam tímidos , Jana então perguntou para mim, quantos pares de meias seria possível com 4 meias diferentes. Eu disse fourteen (14) , mas escrevi no quadro (40), nesse momento eles começaram a rir, coloquei minha mão sobre minha cabeça e pedi para que eles me ajudassem a escrever da forma correta. Luci não parava de rir, aquela aula havia se tornado interessante o simples fato de eu cometer um erro despertou o interesse para prosseguir com a atividade. Eles ficaram super empolgados, com exceção de Luck, que se mantinha calado. Chegamos à conclusão que 2 meias conseguiríamos 1 par, com 3 meias 3 pares e com 4 meias 6pares. Crysth descobriu o segredo que havia por de trás das combinações das meias. Partimos então para a máquina de funções , todos estavam alegre, menos Luck, o fato agora era tentar descobrir o segredo por de das de uma caixa maluca que transforma os números. Jana sentou-se ao lado de Luck, enquanto eu anotava os palpites das outras crianças, Luck utilizava dos dedos dela para fazer a conta. "VEZES 3" disse Luck, com um largo sorriso no rosto. Foi mágico estar nessa aula, a matemática surgiu na combinatória das meias, surgiu ao nos verem errar e se encorajem para dar suas ideias, surgiu ao se sentirem importante na aula, ao disponibilizarem de dedos que vão além dos seus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário